Conheça ferramentas que tornam seu site mais atraente, funcional e lucrativo.Os blogs sacudiram a Internet ao permitir que qualquer pessoa com acesso a rede publique textos e imagens com a mesma facilidade com que envia um e-mail. Já são mais de 80 milhões de blogs em todo o mundo, e novos blogs nascem a cada segundo. Nesse universo gigantesco, a chamada blogosfera, não basta estar presente, é preciso criatividade e ferramentas para tornar o seu site mais atraente.Pesquisamos algumas que podem ajudar o blogueiro a aprimorar seu conteúdo para ganhar mais leitores e (por que não?) mais dinheiro, se participar dos sistemas de links patrocinados.O primeiro passo é conhecer seu público e o desempenho de suas páginas. Para a tarefa existem os geradores de estatísticas, como o Google Analytics. “Eles ajudam a monitorar a performance do site, do funcionamento dos servidores ao comportamento da audiência. Assim, adequamos o conteúdo aos leitores”, explica Leonardo Faoro, criador do blog MeioBit.Outra forma de aumentar a quantidade de visitas é participar de sites que reúnem favoritos apontados pelos internautas, como Digg e Linkk. Basta que o leitor clique um botão para indicar seu post. Quanto mais cliques, maior o destaque para o blog e maior a chance de atrair novos leitores.Além de atrair é preciso cativar. Para não perder leitores entre tantos blogs, a dica é dispor de um serviço de feeds RSS, que avisa quando houver atualizações no seu blog. Ou listas online de links, como as do Delicious.Também não faltam gracinhas para dar aquela bossa especial. Quer pôr no blog uma rádio com as músicas que você prefere e tem escutado? Participe do Last.fm, um tipo de rede social só para fãs de música. Quer aproveitar fotos bacanas, sem aquela trabalheira de salvar e tratar? O Flickr está aí também para isso, integrando galerias de fotos com alguns blogs. Gostou das ferramentas? Então mãos à obra!Sites para blogar mais e melhorGoogle AnalyticsFornece informações detalhadas sobre os visitantes e ajuda a adequar o conteúdo ao leitor. Cadastro em:
www.google.com/analytics/pt-BR/. Outros sites prestam o serviço semelhante, como o StatCounter (
www.statcounter.com) e o SiteMeter (
www.sitemeter.com).Fedds RSSAlerta os visitantes cadastrados sobre atualizações, ajudando a manter a audiência fiel. Os agregadores de feeds se firmaram como opção para quem visita muitos sites. Entre os mais conhecidos estão FeedBurner (
www.feedburner.com), Bloglines (
www.bloglines.com).ComentáriosO Cocomment (
www.cocoment.com) monitora os comentários feitos em outros blogs, a seqüência do debate. Pode publicar as discussões no blog do autor.Rádio OnlineSites como o Last.fm funcinam como um Orkut só para fãs de música e permite instalar uma rádio personalizada por meio de uma linha de código no post.Galeria de fotosSites de publicação de fotos, como o Flickr, permitem publicar fotos próprias e de terceiros em blogs, apontando galerias.Links patrocinadosSistemas de anúncios que podem render lucro para o dono do blog. A remuneração depende do volume de cliques nos anúncios.
Raio-x completo do seu site
Estatísticas revelam hábitos da audiência e ajudam a melhorar o conteúdo.Por quais palavras o internauta buscou até chegar ao seu site? Qual o caminho que ele percorreu entre suas páginas? Quais as mais visitadas? De onde vêm os acessos? Quanto duram as visitas? O design das páginas está de acordo com as configurações dos micros usados?Para responder a perguntas como essas, que podem determinar o sucesso de um site, é preciso recorrer a ferramentas de estatísticas, como Google Analytics, StatCounter e SiteMeter.Essenciais para sites profissionais, essas ferramentas podem ajudar blogueiros a melhorar suas páginas. Das três, só o Google Analytics é totalmente gratuita.Integrada ao Google Adwords, sistema de venda de anúncios em resultados de pesquisa do Google, a ferramenta oferece dados detalhados e é fácil de usar. Ela permite estabelecer metas e compara os dados em relação a essas metas. Por exemplo, uma loja pode fixar como meta o número de acessos à página exibida após o fechamento de um pedido. Assim, pode-se determinar um perfil dos consumidores e dos que desistiram da compra e investigar o porquê.Como no iGoogle, que personaliza a página inicial para donos de contas Google, o painel de apresentação dos gráficos pode ser rearrumado ao gosto do freguês, bastando clicar e arrastar os blocos de dados pela página.Linha de códigoPara usar o Google Analytics é preciso ter uma conta Google. O site gera uma linha de código que precisa ser inserida no HTML da página a ser monitorada. Logo, o usuário precisa que sua ferramenta de publicação permita acesso ao HTML. Caso contrário, terá que pedir ao administrador do sistema para editar o código HTML do blog.StatCounter e SiteMeter também são eficientes, mas sem tantos recursos, pelo menos nas versões gratuitas. O StatCounter oferece dados como número de visitantes (unique visitors), de páginas carregadas (page loads), de visitantes novos e que retornaram, assim como sites de origem, termos pesquisados em buscas, local de origem e dados sobre os micros usados para acessar as páginas do site.A versão gratuita registra até 250 mil páginas carregadas por mês. O plano de 9 dólares mensais (cerca de 18 reais) registra 1,5 milhão de páginas carregadas por mês.O SiteMeter gratuito é o mais restrito dos três. Oferece o pacote básico de dados e avalia em detalhes as cem visitas mais recentes às páginas cadastradas. Contudo, só os usuários dos planos pagos têm acesso aos termos pesquisados para chegar ao site e às ferramentas de busca usadas pelos internautas. O SiteMeter tem planos a partir de 6,95 dólares por mês (cerca de 14 dólares).Anúncios podem render dinheiro a blogueirosO serviço de anúncios patrocinados é uma das fontes de renda dos blogueiros. O Google AdSense oferece parceria entre os anunciantes e os autores de sites. Os anúncios são relacionados com o conteúdo da página. O lucro é gerado a cada clique no banner. É necessário concordar com os termos do serviço e se inscrever no site
www.google.com/adsense.Outra opção é participar do Programa de Afiliados dos sites Buscapé e Bondfaro. O método é diferente do AdSense. O usuário ganha somente se o internauta clicar no banner de divulgação e, após entrar no site, clicar nas lojas do resultado de busca. O site contabiliza apenas um clique por IP diferente, diariamente. Após cadastrar o site, os usuários selecionam as ferramentas de divulgação e criam as campanhas de anúncios. Dúvidas em
http://afiliados.buscape.com.br/afiliados/Home.doOs dois serviços não patrocinam blogs que façam apologia às drogas, pirataria, racismo e conteúdo pornográfico. Menores não podem se cadastrar. Os pais devem criar a conta.
Adicione feeds, fotos e músicas.
Como atrair mais visitantes e agregar conteúdos que vão além dos posts e comentários.Existem várias ferramentas que deixam o blog mais atraente. Post com imagens ou som, plugins de rádio online ou agregador de RSS. Algumas ferramentas de publicação de blogs têm esses serviços. Se quiser, pode configurar a página em sites especializados que oferecem as ferramentas de graça.Usuários do Flickr podem postar imagens nos blogs. Acesse
www.flickr.com.br e clique em minhas coisas, conta, estendendo flickr, seus blogs, configurações de blog e modelo de postagem. Você pode colocar qualquer foto pública do Flickr no seu blog. Acesse a imagem desejada e clique no ícone Blogar acima dela. Escolha o blog, comente a foto e digite a senha. A imagem vai ser direcionada para o blog. Há elementos adicionais que podem ser inseridos no blog, como links para o perfil ou data do upload da imagem, entre outros. Confira em
http://flickr.com/blogs_layout_extras.gne. As ferramentas do Flickr são compatíveis com os sites Blogger, Typepad e WordPress.Outra dica é o Last.fm,
www.lastfm.com.br, uma espécie de Orkut musical. Os usuários podem fazer downloads de músicas, ouvir os artistas favoritos e criar playlist para que todos saibam o gosto musical. O site lançou um aplicativo (widget) que compartilha e adiciona músicas da rádio direto no blog. A ferramenta está em Flash e exibe as músicas que o usuário ouviu recentemente. O Last.fm gera o código necessário para inserir a lista no post.Compartilhar o conteúdo do blog e cadastrar os posts em agregadores, divulga o blog e incrementa a página. O Delicious (
http://del.icio.us/) arquiva e cataloga os temas de blogs preferidos. Os bookmarks indicados são compartilhados entre os usuários cadastrados.Outra dica para atrair audiência para o blog é participar de agregadores de posts. Os mais conhecidos são Digg (
www.digg.com), em inglês e Linkk (
www.linkk.com.br), em português.Para ganhar mais divulgação.O Feedburner (
www.feedburner.com) fornece assuntos mais procurados e números de downloads de arquivos MP3. É necessário se cadastrar no site e copiar a URL do blog no campo determinado. O inconveniente é que, para acessar os dados, o programa vai dar outro endereço, diferente do endereço original do blog. Os usuários podem publicar o selo do Feedburner com o número de acesso do blog, basta clicar em Blogs, Publicize e depois em Feedcount.O Bloglines,
www.bloglines.com, atualiza automaticamente os canais cadastrados. O usuário cria uma página pessoal, que também funciona como blog. As notícias mais interessantes podem ser salvas na opção clipping.O Roll Sense (
http:// www.rollsense.com), atualiza os links de blogs e notícias cadastrados automaticamente, fugindo dos padrões estáticos de visualização. A lista pode ser configurada como widget na barra lateral da página do blog.De olho no debate.Se você é daqueles que visitam muitos blogs com freqüência e costuma deixar comentários nos posts, sabe como dá trabalho acompanhar o andamento do debate. O site Cocomment foi criado para facilitar a tarefa. Ele permite criar uma lista de comentários a serem monitorados, não importa em que blog, e alerta o usuário quando surgirem novas opiniões sobre aquele tema. O usuário pode formar grupos e publicar em seu próprio blog as discussões de quem está participando, criar grupos, recomendar debates, entre outros recursos. O site funciona com Internet Explorer, Firefox, Opera e Safari. No Explorer, cria-se um bookmarklet, um link em javascrip que fica entre os favoritos. No Firefox, instala-se uma extensão. O truque é escrever o comentário e clicar no botão do cocoment antes de enviar o texto. Com isso, o site lista as conversas, como a caixa de entrada de um e-mail. Mais em
http://www.cocoment.com